Joaquim Letria, sobre Mário Machado

«A instrução do processo de Mário Machado, o líder dos Hammerskins, e a sua prisão preventiva há cerca de uma ano, mostra que presos politicos em Portugal, além de outros que estão muito bem presos e de alguns que são vítimas de injustiças.

Tenho experiências pessoais suficientes, num tempo e noutro, para poder dizer que entre alguma justiça da ditadura e certas situações desta chamada democracia, que venha o diabo e escolha.

Foi para não acontecer o que acontece que houve em Portugal quem tenha resistido meio século ao fascismo e, depois, quem tenha aproveitado a quartelada para tentar construir uma sociedade mais justa, alicerçada num Estado de direito.

Não preciso de dizer que não tenho a menor simpatia pelas ideias do líder dos neo-nazis portugueses. Mas foi para ele poder existir, e ter as suas ideias, que houve quem tentasse fazer uma revolução. A Liberdade, Igualdade e Fraternidade não se defendem com ilegalidades grosseiras nem podem depender de carcereiros.

Manter Mário Machado preso, alicerçar em provas discutíveis acusações duvidosas e condená-lo só porque tem as ideias que professa é injusto e muito perigoso.»

Jornal «24 Horas» de 14.11.2007

1 comentário:

Anónimo disse...

Bravo Joaquim Letria.
Eu tanbém não tenho a mínima
simpatia pelo Nazismo (até porque
se trata do Socialismo, Nacional,
e porque este pactuou com o Estalinismo, veja-se o Pacto Hitler-Staline).
No entanto, até porque a Liberdade
de Expressão constitui a melhor arma da Democracia contra desvios para o Autoritarismo, repudio a ideia de haver PRESOS POLÌTICOS em Portugal.