A democracia, oh democracia...

«Temos um interessante critério político na "pressa" em evitar a saída de alguns presos preventivos. Alguém, pressuroso, informou os órgãos de comunicação social que o país pode estar calmo: saíram ou vão sair acusados de assassinatos, violações, etc., mas não será libertado Mário Machado, o dirigente dos skinheads, que é acusado de incitar ao ódio racial, algo que em países genuinamente liberais não é crime, nem sequer delito de opinião. Tudo na longa manutenção de prisão preventiva de Mário Machado é estranho e aponta para razões puramente políticas, o que é inadmissível numa democracia.» - José Pacheco Pereira, 17/09/2007

Às 00h do dia 15 de Setembro, quando entrou em vigor a nova Lei que aprova as alterações no Código de Processo Penal, Mário Machado estava preso há 5 meses, portanto um mês além do prazo previsto. Entretanto, durante a tarde de Sábado, já depois da entrada em vigor dessa Lei, um funcionário apresentou-se com uma acusação. Fantástico, até podia estar na gaveta há 3 meses, para deixar Mário Machado apodrecer na prisão, mas no Sábado, miraculosamente, apareceu pela mão de um representante do Estado. Já para assassinos, violadores, pedófilos, não houve tempo ou vontade de fazer o mesmo. É a chamada Democracia de Vontades, ou o Socialismo Moderno, como se quiser, uma Democracia Representativa é que não, porque a maioria dos cidadãos certamente preferia dar prioridade aos casos de violação, homicídio, ou pedofilia, em vez da alegada «discriminação racial ou religiosa».

PS: no meio de tantas declarações e apelos quem ainda não se pronunciou foi Rui Pereira, afinal um dos principais responsáveis por este novo CPP e que tantas vezes se referiu publicamente àquilo que chama "extrema-direita".

Sem comentários: