Covil do Lobo - Liberdade? Qual Liberdade?

Nasci depois do 25 de Abril, 2 anos após a revolução dos cravos.
Desde sempre os meus pais me explicaram que antes do 25 de Abril não havia liberdade. As pessoas não podiam falar, expressar-se ideológicamente nem politicamente.

Era uma época de censura, as pessoas tinham de ter cuidado no que falavam, com o que escreviam, como se reuniam, até porque mais que 3 pessoas paradas na rua a falar podia ser suspeito e alvo de prisão.

Até a recente televisão. Tudo o que passava na TV, na altura, era alvo de censura e todos os conteúdos eram passados a pente-fino para influenciar a opinião pública e para passar uma boa imagem do regime.

" As pessoas não podiam ter uma ideia diferente, não podiam falar abertamente por causa da PIDE...", contavam-me os meus pais. Mas a palavra mais forte era: Não havia liberdade.
Todos nós ouvimos as histórias dos nossos pais e o que a escola nos ensinou, talvez alguns camaradas aqui no fórum tenham vivido esse regime.

Hoje somos livres, temos liberdade, liberdade de expressão.

SERÁ?

Qual a diferença dos dias em que a PIDE perseguia as pessoas que tinham um ideal politico diferente, e o nosso actual (Des)Governo, que persegue e prende Camaradas/amigos nossos, só porque cometeram o que eles chamam de Delito de Opinião?

Vigiam o nosso fórum, vigiam as nossas palavras, as nossas opiniões, as nossas imagens. As casas de muitos dos nossos camaradas, foram alvo de buscas. Encontraram livros de ideal nazi, propaganda, etc.
E depois? Qual é o problema?
Livros sobre nazismo vende-se legalmente em qualquer livraria ou hipermercado.

Eu, e apesar de não ter ideais nazis, tenho em casa livros, biografias e DVDs de documentários, comprados legalmente na FNAC e noutras livrarias, sobre Hitler e sobre a 2ª Guerra Mundial.
Tenho um especial interesse por essa página da nossa História...Enfim... Levem-me a Tribunal.

Com este Post não quero criticar ninguém nem discriminar o ideal de ninguém.
Sou a favor da Liberdade de Expressão. Mas sou contra a prisão dos nossos Camaradas/Amigos, que como eu e vocês, lutam por um Portugal melhor, por uma politica de qualidade para Portugal e para os portugueses.

Concluo então que o 25 de Abril e a liberdade, foi só para alguns.

LIBERTEM OS NOSSOS CAMARADAS.

Sem comentários: